É a quinta vez que recorro a um post para significar as boas festas. Mesmo que não me conheça, pode ir até ao fim que não será excluído. Não é por economia que uso esta forma de homenagear os amigos e tento que as mensagens tenham alma.
Já quase que não recebo postais de boas festas via CTT e responderei aos mails que entrarem. Os sms ficam para a proximidade das duas datas que se vão festejar.
Quando se faz um balanço do ano, a memória regista acontecimentos de sinal contrário. A saúde dos mais próximos, por exemplo, não instituiu um ano em cheio; pelo contrário. Só se pode desejar melhoras para 2011.
O meu exercício profissional continua marcado pela luta em defesa do poder democrático da escola. Desta vez existe uma amargura especial. É comum vibrarmos pouco com o sucesso dos outros e tento corrigir-me nesse estado da condição humana. Também não é muito aconselhável fazermos dos obstáculos alheios, problemas nossos. E também não sei se é por ter uma filha jovem adulta. Tudo isto para vos dizer que me tem incomodado a atmosfera sombria que paira sobre o futuro de muitos jovens professores; já não bastava a perseguição aos mais velhos. 2011 prolongará de forma concludente o estado de desesperança que se abateu, desde 2006, sobre os professores.
É hábito escolher um vídeo que o meu saudoso pai gostasse de ouvir. Como ele apreciava os Beatles, não deveria enjeitar uma ou outra audição do vídeo que vos proponho. Fui à procura da esperança. "Hope of deliverance", de Paulo McCartney, mereceu a minha opção. Uma espécie de mistura de esperança e de salvamento que dedico, com toda a emoção, aos que têm várias razões para estarem apreensivos. Sei o que é abandonar um país com direito a uma mala, com o peso máximo de 25 Kgs, e com 50 florins holandeses (dois euros e meio) no bolso e aqui estou. A esperança e a perseverança movem montanhas. Que tenham todos umas boas festas e que 2011 seja um ano que marque a recuperação de uma escola que não envergonhe a democracia que tanto nos custa a preservar.
blogues que sigo
A educação do meu Umbigo (Paulo Guinote)
Anabela Magalhães (Anabela Magalhães)
Atenta Inquietude (José Morgado)
Blog DeAr Lindo (Arlindo Ferreira)
educar A educação (Nuno Domingues)
O estado da educação e do resto (Mário Carneiro)
Professores Lusos (Ricardo M.)
outros blogues
As minhas leituras (José Luiz Sarmento)
Desvarios de um Louco (Elenáro)
Donatien Alphonse François (DAF)
I-diário mínimo (Maria Fernanda Fernandes)
Partilha do Saber (Telmo Bértolo)
Pérola da cultura (Helena Feliciano)
blogues locais
Água com linhas (Ana Luisa Frazão)
MyM (Maria Filomena Ruivo Ferreira)
O que eu andei... (João Bonifácio Serra)
Postal - um verbário (Rui Antunes Correia)
Verbíario Volátil (Vasco Tomás)
blogues política
Do Portugal Profundo (António B. Caldeira)
O país do Burro (Filipe Tourais)
The Conscience of a Liberal (Paul Krugman)
(Re) Flexões (Francisco Santos)
mais informação
Centro Cultural das Caldas da Rainha
acordos(61)
agrupamentos(138)
além da troika(47)
amizades(67)
amontoados(91)
antero(152)
bancarrota(238)
banda desenhada(113)
basquetebol(36)
blogues(1016)
caldas da rainha(52)
campanhas eleitorais(154)
cartoon(123)
cinema(137)
coisas boas(75)
coisas muito más(37)
coisas óbvias(51)
coisas tontas(212)
contributos(499)
corrupção(163)
crise da democracia(253)
crise da europa(107)
crise financeira(385)
crise mundial(113)
crónicas(111)
dacl(55)
debates(43)
democracia(59)
desemprego(62)
desenhos(259)
direito(68)
direitos(174)
economia(310)
educação(1667)
eduquês(85)
efemérides(153)
em defesa da escola pública(69)
entrevistas(49)
escola em luta(43)
escola-armazém(36)
escolas em luta(775)
escolas privadas e cooperativas(101)
escolas públicas(46)
estatuto da carreira(258)
ética(51)
europa(36)
exames(63)
facebook(46)
falência(84)
falta de pachorra(215)
filosofia(125)
finanças(126)
fotografia(126)
gestão(42)
gestão escolar(576)
greve(76)
história(141)
humor(356)
ideias(245)
literatura(210)
luta jurídica(55)
manifestação(146)
manipulação(85)
música(415)
obama(37)
parque escolar(42)
paulo guinote(121)
pintura(47)
poesia(92)
política(2780)
política educativa(2566)
por onofre(96)
portugal(90)
primeira página(37)
público-privado(112)
queda do governo(73)
rede escolar(143)
rss da educação(40)
sindicalismo(68)
sociologia(37)
tijolos do muro(158)
troika(48)
ultraliberais(58)
vídeos(839)