Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

freakonomics - premonição da hecatombe?

30.06.10

 

 

 

Foi daqui

 

 

 

 

Steven Levitt é considerado uma mente brilhante, objectiva e inovadora no âmbito das ciências económicas norte-americanas. 

O seu livro “Freakonomics” esteve na berra há uns anos. Li-o em duas tardes e gostei. Steven Levitt faz perguntas pouco “académicas” e obtém resultados surpreendentes. A ideia de que a legalização do aborto contribuiu para a acentuada descida da criminalidade na sociedade norte-americana, deve ter deixado muita gente perplexa.

Achei muito interessante a história sobre o que motivou o descrédito da organização Ku Klux Klan. Stetson Kennedy, um lutador pelos direitos cívicos, infiltrou-se, a meio da década de 40 (século XX), no dito movimento para o estudar. A sua primeira impressão foi curiosa: "“o Klan era uma organização com uma lamentável fraternidade entre homens, a maioria deles pouco instruídos e com perspectivas limitadas de vida, que sentiam a necessidade de um lugar onde se pudessem exprimir e afirmar - e de uma desculpa para não dormir em casa algumas noites -”." 

Numa época em que "todas" as crianças viam na televisão, antes do jantar, o Super-homem a combater o Hitler e o Mussolini, Stetson Kennedy convenceu os responsáveis pelo programa televisivo a centrar o combate no Ku Klux Klan. Como Stetson Kennedy já tinha atingido a assembleia suprema da organização, passou aos programadores toda a terminologia da sociedade secreta incluindo as senhas e as contra senhas. Um delírio. Já imaginaram o que era o avô chegar a casa e ver os netos a brincar aos polícias e ladrões com a utilização da verdadeira nomenclatura dos Klan? Foi a desmobilização rápida e acelerada. Só lendo. Steven Levitt agarra nesta história a propósito dos efeitos da sociedade da informação na economia. Tem outras histórias curiosas e bem fundamentadas.

 

 

(1ª edição em 14 de Janeiro de 2010)

5 comentários

Comentar post