Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

mais aulas, diz a OCDE

15.05.13

 

 

 

 

Passos Coelho foi a Paris (lugar que começa a ser destino para uma espécie de tresloucados-obsessivos) para assistir em directo à apresentação do relatório OCDE2013ReformingTheStateToPromoteGrowth e teve mais uma epifania-soprada, digamos assim, uma vez que, e muito naturalmente, o primeiro-ministro sabe quase nada sobre o sistema escolar.

 

Se a OCDE diz que Portugal precisa de mais aulas, o Governo conclui que são necessários menos professores. É doentio.

 

Repare-se no primeiro gráfico do relatório em relação à população, dos 25 aos 34 e dos 55 aos 64 anos de idade, com o ensino secundário completo. No grupo dos 55 aos 64 estamos na cauda com a China e no grupo dos 25 aos 34 melhoramos um bocadito e ultrapassamos dois países: México e Turquia. Ou seja, precisamos de muito mais aulas no ensino secundário e nos ciclos precedentes, uma vez que a escolaridade não começa no 10º ano nem aos 15 ou 16 anos de idade (desculpem escrever assim, mas dá ideia que não pode ser doutro modo).

 

Os mais curiosos podem analisar o segundo gráfico em relação aos trabalhadores entre os 25 e os 34 anos de idade onde nos mantemos com indicadores semelhantes.

 

 

 

10 comentários

Comentar post