Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

reformas ao espelho

10.04.12

 

 

 

 

 

O actual primeiro-ministro, qual mega-encarregado de educação, afirmou que escondeu o assunto das reformas antecipadas para evitar o aumento fora do comum de pedidos. Já não lembro quem foi, mas recordo-me de um responsável que projectava no tempo o pagamento de subsídios para proteger os funcionários do desvario gastador enquanto recebia juros bancários pelos depósitos.

 

Os portugueses, e outros europeus, são acusados, com alguma razão, de gastadores descontrolados. Mas que se saiba, os excessos foram estimulados pela banca, valeram votozinhos sem fim, garantiram prémios astronómicos de gestão, asseguraram níveis historicamente residuais nas taxas de desemprego e proporcionaram décadas de paz social.

 

Esta forma de lidar com os direitos das pessoas estimula a irresponsabilidade e é própria duma sociedade imatura. Um dirigente que tenha este discurso deve estar a ver-se ao espelho. As atitudes paternalistas, ou maternalistas, podem evidenciar uma qualquer compulsão para a obediência e isso não é nada bom.

 

É também isso que a sociedade portuguesa teima em não derrubar. A confiança é uma palavra chave. Estimula-se com o exemplo, com a competência e com a transparência.

3 comentários

Comentar post